Por vezes o candidato a uma vaga de emprego ou promoção tem em mãos alguns certificados de cursos livres que fez no decorrer de sua formação e os apresenta em seu currículo, mas você parou para pensar que sem uma forma de validar estes documentos eles poderiam ter sido feitos pelo próprio candidato? Pois é, infelizmente esta situação não é tão incomum quanto deveria, por isso, ao pensar em emitir um certificado você deve procurar por uma ferramenta que possibilite uma validação.
O que é um código de validação e como funciona
O código de validação no certificado tem o objetivo de conferir legitimidade ao documento, é através dele que pessoas interessadas na veracidade das informações impressas no documento podem ter acesso aos dados de emissão.
O código de validação pode ser impresso na frente e/ou verso do documento e geralmente é composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos e um endereço na web que permitirá a inserção deste código. Por vezes este mesmo código é fornecido em formato de QR Code para facilitar a validação.
Então, ao acessar o link no navegador da internet, ou ler o QR Code pelo celular, o recrutador ou qualquer interessado poderá verificar os dados da emissão daquele documento que têm em mãos. Alguns dados que ele poderá verificar são:
- Data e hora da emissão;
- Razão social e CNPJ, caso a emissão tenha sido efetuada por uma pessoa jurídica;
- Nome do responsável, CPF e e-mail da pessoa física que emitiu.
Além disso poderá verificar alguns dados sobre o curso, caso esses dados não estejam impressos no documento, como por exemplo:
- Nome do participante/aluno;
- Título do curso/palestra;
- Nome do professor/instrutor;
- Data e local de realização do evento;
- Carga horária.
Como fazer para emitir um código de validação no certificado?
Para que exista um código de validação para exibir as informações acima você precisa ter alguma forma de hospedar os arquivos gerados em um site na internet, pois a validação pode ocorrer a qualquer momento depois da emissão dos documentos. Você precisa pensar que os códigos precisam ser únicos para cada aluno ou conjunto de alunos, a depender de suas necessidades. Fazer esta gestão utilizando emissão manual de certificados acarretará em horas de trabalho.
Felizmente há uma solução simples para resolver este problema. A forma mais fácil é utilizar um sistema de emissão de certificados online que vai gerar um código único para cada PDF individualmente de forma automática e gratuita, desta forma você não precisa fazer nada manualmente, nem mesmo a criação do PDF ou envio do arquivo para o e-mail do aluno, deixe tudo à cargo do sistema.
Como validar o certificado dentro do meu site?
Certo, você já entendeu que a melhor maneira de emitir certificados com código de validação é fazê-los a partir do gerarcertificado.com.br, no entanto, você gostaria que quando o portador do documento quiser validar as informações ele faça isso dentro do site de sua empresa, não dentro do site da plataforma de emissão, certo?
Mais uma boa notícia aqui, pois a plataforma também permite habilitar um código de validação externa que funciona da seguinte forma:
- Você informa a URL de seu site aonde quer inserir o formulário de validação;
- A plataforma vai lhe entregar um pequeno código HTML e Javascript;
- Você deve inserir este código recebido na URL que informou (dentro do WordPress ou Wix também é possível facilmente, mesmo sem conhecimento em programação)
- Pronto, a partir deste ponto, os códigos de validação de seus certificados vão apontar para o seu site.
Gostou das dicas? Esperamos que você tenha compreendido a importância do código de validação em seus certificados.
Até a próxima dica!