08 de Setembro – Dia internacional da alfabetização

08 de Setembro – Dia internacional da alfabetização

Nós da Matiê valorizamos a educação, por isso neste dia 08 de Setembro, quando se comemora o Dia internacional da alfabetização, preparamos este texto para reforçar mais uma vez a importância da educação na formação e evolução da sociedade.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

Anúncio

O acesso à educação é, inclusive, um dos Direitos Humanos, documento apresentado na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. Esse documento fala o seguinte no seu artigo XXVI:

Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

A importância da alfabetização

A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância. Nesta fase, a aprendizagem acontece inicialmente por meio das brincadeiras, musicalidade, artes e tantas outras atividades que despertam a curiosidade das crianças.

A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada e a utilizá-la como um código de comunicação com o meio.

Do ponto de vista social, a alfabetização garante um pleno exercício da cidadania, uma vez que permite um melhor entendimento do que se passa na sociedade, além de possibilitar que o indivíduo possa se posicionar diretamente acerca dos seus direitos como cidadão. Vale lembrar que a cidadania é um direito garantido a todos os brasileiros, independentemente se ele é alfabetizado ou não, mas seu exercício é aprimorado quando uma pessoa passa pelo processo de alfabetização.

A alfabetização garante autonomia para uma pessoa, uma vez que ela conseguirá realizar as ações do cotidiano — muitas delas, inclusive, envolvem a capacidade de ler — sem precisar da ajuda de outras pessoas e terá maior acesso à cultura.

Além disso, a alfabetização também é passo importante na construção de uma sociedade mais justa possível, pois, quanto mais alfabetizada é uma sociedade, maior é a sua tendência de ser igualitária. A professora Isabel Frade aponta que os locais mais pobres e mais desiguais do mundo são marcados por maior taxa de analfabetismo. Além disso, as pessoas que pertencem a grupos marginalizados têm chances maiores de reduzir a desigualdade social na medida em que o seu tempo de educação aumenta.

Analfabetismo no mundo e no Brasil

Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. As pessoas que se encontram nessa situação de alfabetização precária ou quase nula são conhecidas como analfabetos funcionais.

O analfabetismo funcional é descrito como a falta de capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos, assim como não conseguir ou ter grande dificuldade em realizar contas matemáticas básicas.

O analfabeto funcional não é necessariamente alguém que não frequentou a escola ou parou de estudar. No Brasil, a cada dez pessoas, três não conseguem escrever corretamente, ler e interpretar textos simples ou fazer contas. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 13% da população brasileira que conclui o ensino médio tem analfabetismo funcional.

Os programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização aplicados no Brasil resultaram em uma queda no número de analfabetos. No entanto, a diminuição dos analfabetos brasileiros ainda é lenta.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma queda gradativa no analfabetismo no Brasil, considerando a população acima de 15 anos. Por exemplo, em 2017, eram mais de 11,4 milhões de analfabetos, número que caiu para cerca de 11,3 milhões em 2018.

O Brasil tem a alfabetização como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo do plano é que o analfabetismo da população brasileira seja erradicado completamente até 2024. Infelizmente, a evolução da meta está abaixo do esperado para 2015 – ano utilizado como parâmetro –, quando se esperava que pessoas com 15 anos ou mais tivessem taxa de alfabetização de 93,5%, mas o patamar atingido foi de 93,2%.

Como as desigualdades regionais interferem no acesso à educação, o plano do Ministério da Educação é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiga promover o ensino básico de forma igualitária em todo o país, determinando um perfil curricular a ser trabalhado por todas as escolas. Se haverá benefícios com a BNCC, ainda não é possível ter noção por ser uma decisão recente e que levará alguns anos para ser implementada. O desafio é unir conteúdo, estrutura física das escolas e recursos humanos capacitados de maneira igual em regiões tão diferentes em aspectos econômicos e geográficos.

Alfabetizar é preciso!

Não alfabetizar é dificultar o acesso à saúde, à informação, ao mercado de trabalho, às condições mais dignas de vida. Não promover a educação básica é transformar o ser humano em apenas mais um número em milhões, tirando do indivíduo a chance de expressar sua opinião, de exercer sua cidadania plenamente, além de torná-la vulnerável à manipulação. Que a sociedade consiga seguir em frente no que prevê o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, enfim, afirmar: “Todos os seres humanos têm direito à educação”.

Nós da Matiê preparamos uma campanha de desconto para esta data especial, afim de incentivar a disseminação de conhecimento através de cursos livres.


Referências:

Texto de autor desconhecido no site Brasil Escola, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-alfabetizacao.htm

Texto de Daniel Neves Silva no site Prepara Enem, disponível em https://www.preparaenem.com/datas-comemorativas/8-de-setembro-dia-mundial-da-alfabetizacao.htm