15 de Março – Dia da escola

15 de Março – Dia da escola

Nós da Matiê valorizamos a educação, por isso neste dia 15 de Março, quando se comemora o Dia da escola, preparamos este texto para reforçar mais uma vez a importância da escola na formação da sociedade.

A escola é o local que, comumente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas, hábitos, crenças e etnias.

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A importância de se ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação da comunidade.

Uma boa formação escolar é fundamental para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, seja em questões sociais, seja também profissionais, já que a base, além do ambiente familiar, começa na escola. Por isso, aprender como ela é essencial para a construção da trajetória de cada ser humano é um passo valioso durante essa formação.

Como comemorar o Dia da Escola?

Cada escola adota um tipo de atividade para comemorar essa data tão importante, tanto no próprio dia 15 como, até mesmo, na semana em que a data é celebrada. As atividades podem envolver inúmeras opções para incentivar o aprendizado e a socialização, bem como para reforçar a importância de se fazer parte desse meio.

Veja algumas atividades que costumam ser realizadas para comemorar a data:

  • Eventos com a presença dos pais na escola para reforçar a comunicação entre família e escola;
  • Atividades envolvendo pinturas e desenhos relacionados à escola;
  • Concurso de redação sobre a importância da escola;
  • Brincadeiras em grupos que incentivem a democracia;
  • Exposição de homenagens à escola em algum mural para todos terem acesso.

Nós da Matiê preparamos uma campanha de desconto para esta data especial, afim de incentivar a disseminação de conhecimento através de cursos livres.

Como as escolas surgiram no Brasil?

Em 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega. Eles tinham o objetivo de difundir a fé católica, assim, a missão deles aqui no Brasil envolvia a catequização dos índios.

Os padres jesuítas ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa. Nesse contexto, uma das pessoas mais importantes no processo de estabelecimento da educação no território brasileiro foi o padre José de Anchieta.

Conhecido como Padre Anchieta, o sacerdote desembarcou, no Brasil, em 1553. O clérigo logo se interessou pela língua dos nativos e dedicou-se a aprendê-la. A preocupação com a língua foi essencial para consolidar o projeto inicial de evangelizar os indígenas, já que os seus textos e apresentações artísticas eram produzidos na língua nativa para facilitar a conversão ao cristianismo.

Os jesuítas foram expulsos das terras brasileiras em 1759, sendo instituído o ensino laico com as Aulas Régias. A partir de então, apesar de as igrejas não serem mais responsáveis pelo conteúdo que era oferecido nas escolas públicas, o ensino religioso continuou mantido nas aulas.

Logo, como se sabe, a escola é a instituição responsável por fornecer uma formação educacional básica para as pessoas por meio de professores, que fazem essa transmissão dos conteúdos básicos. O ensino funciona dentro de um sistema que, no Brasil, é o seguinte: Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Superior.

Importa mencionar que aqui existe também uma modalidade de ensino cujo propósito é garantir acesso à educação para as pessoas que não tiveram essa oportunidade durante sua infância e adolescência. Essa modalidade é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma ferramenta muito importante para corrigir o deficit educacional de uma parte da população e garantir também oportunidades de inclusão educacional e social para muitos.

Desafios e desigualdade na educação brasileira

Apesar da importância da educação na transformação da sociedade, o que se vê no Brasil é uma situação educacional precária. Isso se iniciou com o estabelecimento de um quadro permanente de desvalorização e sobrecarga dos professores brasileiros. Em outras palavras, o salário dos professores não é compatível com a importância da função que exercem.

Além disso, esse cenário desmotiva as pessoas de permanecerem ou escolherem a docência como carreira profissional e cria um cenário de falta de profissionais qualificados para as demandas educacionais. Assim, baixa valorização e sobrecarga de trabalho são realidades comuns na vida de um professor.

Outro ponto importante da desvalorização da educação no Brasil é o estado físico das escolas, que são mal preservadas, e muitas não têm os materiais mais básicos para garantir um ensino de qualidade aos seus alunos. A carência da estrutura física também atrapalha no desenvolvimento da educação no Brasil. Ela impacta diretamente no desenvolvimento dos alunos e explica, em partes, os baixos índices de aprendizado e os altos índices de evasão dos alunos brasileiros.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mostrou que as diferenças regionais e por cor ou raça ainda são grandes na educação do país.

A taxa de analfabetismo também reflete as desigualdades regionais. No Brasil, cerca de 11,3 milhões de pessoas são analfabetas. Entre as pessoas com 15 anos ou mais de idade, a maior média de analfabetismo está na região Nordeste, com 14,5%, seguida pela região Norte, com 7,9%. As menores taxas estão nas regiões Sudeste, com 4%, e Sul, com 3,5%. O Centro-Oeste tem média de 5,2%.

A pesquisa também mostrou que as pessoas pretas e pardas têm menos acesso à educação. A taxa de analfabetismo é de 3,9% para pessoas brancas e de 9,1% para pretos e pardos. Em relação à conclusão do Ensino Médio, levando em consideração cor ou raça, 55,8% de pessoas brancas haviam completado. Entre os pretos ou pardos, o percentual foi de 40,3%.


Referências:

Texto de Daniel Neves Silva no site Mundo educação, disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/15-de-marco-dia-da-escola.htm

Texto da jornalista Giullya Franco no site Brasil Escola, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm